COMUNICADO DO GRUPO CONSTRUÇÃO COLETIVA AOS ESTUDANTES DE DIREITO DA PUC-SP SOBRE O AUMENTO DAS MENSALIDADES EM 2012

O Conselho Universitário – CONSUN – é um órgão de deliberação da nossa Universidade. Sua composição é formada pela representação de estudantes, professores, funcionários, Fundação São Paulo (mantenedora da PUC) e da Reitoria.

Haverá, no dia 07/12/2011, às 9h, no auditório 119-A, no Prédio Novo, uma sessão extraordinária deste Conselho, na qual se discutirá e se deliberará a respeito da situação orçamentária da Universidade no ano de 2012, pauta essa que incluia questão do aumento da mensalidade paga pelos estudantes.
A Reitoria, expressa pelo atual Reitor, Dirceu de Mello, formulou uma proposta inicial de aumento em 11% para o ano que vem. Sabemos que esse índice de aumento é absolutamente disparatado em relação ao IPCA (Índice de Preços aoConsumidor Amplo), taxa que deveria reger o aumento do preço de mensalidades em universidades pagas.
Além disso, não podemos perder de vista que os preços pagos na PUC são seriamente excludentes frente à realidade da população brasileira. Certamente, dos 10% dos jovens brasileiros inscritos no ensino superior (percentual que já é alarmante), apenas uma quantidade mínima poderia pagar mais de R$1.500,00 para estudar, como fazem os mensalistas na Faculdadede Direito da PUC.
Cabe a nós, estudantes, voltarmos a refletir a respeito do futuro da nossa Universidade, que sofre violento processo de elitização, tão prejudicial à qualidade educacional.
No ano de 2010, estudantes ligados ao Conselho de Centros Acadêmicos encamparam a Campanha pela Redução das Mensalidades, a qual contou com a participação de centenas de estudantes e culminou na negociação com o reitor, para que os índices de aumento da mensalidade fossem compatíveis com a inflação, e não voltassema ser abusivamente acrescidos.
Paraque possamos mudar os rumos da nossa universidade, é preciso unidade dos estudantes em torno da bandeira de redução das mensalidades!


REUNIÃO ABERTA DO CONSELHO DE CENTROS ACADÊMICOS:
TERÇA-FEIRA (DIA 06/12), ÀS 18:30

SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO:
QUARTA-FEIRA (DIA 07/12) ÀS 9H, NO AUDITÓRIO 119-A, NO PRÉDIO NOVO.