É a partir dos Conselhos que a nossa Universidade se estrutura, e são deles que nascem todas as medidas que a caracterizam. Nada mais coerente, portanto, que componham tais Conselhos os principais destinatários do que nele é discutido e decidido, ou seja, toda a comunidade puquiana: estudantes, funcionários e professores.
Nós, do Grupo Construção Coletiva, acreditamos na importância e na necessidade de nos apropriarmos dos espaços da Universidade como um todo, a medida que defendemos o nosso potencial, enquanto estudantes, de intervir em sua realidade e, assim, de construirmos a PUC que queremos: crítica, democrática e laica. É por isso que estamos nos corredores, nas salas de aula, na prainha, nos emails e nas paredes, há mais de três anos.
Na Audiência Pública com a Direção da Faculdade, no ano passado, conseguimos retomar as eleições para CINCO representantes discentes no Conselho da Faculdade - todos com poder de voz e dois com poder também de voto. Este número é importante uma vez que, além de demandas gerais, nosso curso apresenta, em cada ano, demandas específicas, que devem ser expostas por aqueles que a percebem, ou seja, que são diretamente afetados por elas.
As votações serão realizadas nos dias 18 e 19 de maio (quarta e quinta-feira desta semana). Cada estudante deverá votar em um candidato (e suplente) do seu ano para o Conselho da Faculdade e em um candidato (e suplente) para cada um dos demais Conselhos.
Para ocupar o Conselho da Faculdade e lutar por um Curso de Direito de qualidade, são nossos candidatos:
1º ano – Tarsila Iglecio e Gabriel Dayoub
2º ano – Rute Alonso da Silva e Sirley Roberta Toledo
3º ano – Bruna Goncalves Piazzi e Maria Fernanda Cardoso
4º ano – Aldo Cordeiro Sauda e Carolina Freitas
5º ano – Pedro Ivan de Sampaio e Vanessa Koetz
Para participar dos Conselhos Superiores da Universidade, entendendo que nossa atuação extrapola a realidade especifica da Faculdade de Direito e se insere no movimento estudantil geral da PUC, são nossos candidatos:
CECOM ( Conselho Comunitário) – Henrique Iglecio e Bruno Tanganelli
CEPE ( Conselho de Pesquisa e Extensão)– Deborah A. Smith e Haydeé Fiorino
CONPLAD ( Conselho de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão) – Helena Duarte Marques e Mariah Vieira
CONSUN (Conselho da Universidade) – Guilherme Prescott Monaco e Isadora Penna
Compartilhamos com todos aqueles que, assim como nós, se vêem enquanto protagonistas da história da PUC, uma síntese do processo pelo qual passa a nossa Universidade, como isso se reflete na qualidade do ensino, e qual nosso papel frente isto, por meio da nossa carta proposta.
Continuamos pela PUC, abertos a esclarecer qualquer dúvida e, principalmente, discutir qualquer inquietação. Temos muitas.